domingo, 8 de dezembro de 2013

Acadêmicos são premiados em evento da Unemat

 Acadêmicos premiado no Depcom


Expectativa, mãos suando, descrença e ansiedade eram algumas das sensações percebidas nos concorrentes a um dos 21 prêmios do Prêmio Depcom de Jornalismo – Edição Lawrenberg Advíncula da Silva.

Ás 21 horas da noite de sexta-feira (06/12/2013) inicia a premiação, apresentado pela acadêmica Suelen de Alencar e Silva e o jornalista João José Alencar. Primeiro teve a homenagem ao professor Lawrenberg, através de um vídeo e da fala dos apresentadores e do aluno Réulliner, O professor bastante emocionado agradeceu aos alunos “Às vezes o que um aluno precisa não é de um texto corrigido ou uma orientação, e sim de um abraço, sei que todos vocês são capazes e sempre poderão contar com o meu afeto e a minha consideração.”

Depois dava se início ao anúncio dos vencedores, destaque para os alunos Ademilson Antônio Lopes de Almeida, do 2º semestre de jornalismo da Unemat, e Gracielle de Jesus Soares, da UFMT de Barra do Garças, ambos ficaram em primeiro lugar nas categorias que concorreram.

Academica Carmem Amorim e Professor Lawremberg
A aluna Carmem Amorim foi a mais premiada, com dois segundo lugares (radiojornalismo e texto opinativo) e um terceiro lugar (fotografia). “O evento foi bem realizado e estou feliz pelos prêmios conquistados” declarou Carmem.

Roseli de Morais ficou impressionada com a vitória alcançada “não esperava pelo prêmio, fico muito feliz com o primeiro lugar em jornalismo digital é um incentivo para continuar com o meu blog”.           
          
Suelen de Alencar e Silva, coordenadora geral do prêmio, mostrou se bastante satisfeita com os resultados alcançados. “Tivemos um júri com profissionais que atuam no Amazonas, na região Centro Oeste, em São Paulo e Rio de Janeiro e mantivemos a quantidade de trabalhos inscritos. Esse é resultado de muito trabalho e esforço de toda equipe”, declarou Suelen.
 Acadêmico Réulliner S. Rodrigues

   
Uma das surpresas da noite foi o prêmio destaque acadêmico conferido ao aluno Réulliner S. Rodrigues, através de votação pelos professores. Para encerrar em grande estilo um coquetel oferecido aos alunos.

Fotos: Miriam S. Araújo

Lista dos vencedores
Categoria  Radiojornalismo

1° Lugar
Redes sociais: Vantagens e desvantagens na comunicação virtual
Autor: Ademilson Antônio Lopes de Almeida


2° Lugar
Aumento acima de 36% na dose da vacina contra febre aftosa
Autor: Carmem Amorim de Souza

3° Lugar
O saudoso Pantera do leste: Uma década de história
Autor: Zadoque Nathan Souza de Almeida


Categoria  Cinema e Audiovisual

1° Lugar         
Como uma deusa “me leva além”
Autora: Ana Paula de Macedo

2° Lugar
Um adolescente drogado
Autor: Geraldo Chritian Barroso de Almeida

3° Lugar
Fotógrafo X Câmera
Autor: Geslâine Pires dos Reis

Categoria  Telejornalismo

1° Lugar
Aprovação da meta 4 pode prejudicar alunos da APAE
Autor: Cassiane Luisa Mews

2° Lugar
Manifestação em Alto Araguaia
Autor: Milanie Bianca de Oliveira

3° Lugar
Obras abandonadas
Autor: Maiza Aparecida da Silva

Categoria  Jornalismo Digital

1° Lugar
Comunicações da Roseli
Autora: Roseli de Morais

2° Lugar
Dificuldade para contratação de médicos preocupa secretaria de saúde em Alto Taquari
Autor: Aparecido Marden Reis

3° Lugar
Blog do Ronaldo Borges
Autor: Ronaldo Divino Borges

Categoria  Texto Opinativo
1° Lugar
Sonhando acordado
Autora: Gracielle de Jesus Soares

2° Lugar
Uma breve reflexão sobre moda: capitalismo é padrão midiático de beleza
Autora: Carmem Amorim de Souza

3° Lugar
A culpa é da chuva
Autor: Rafaela Alves de Oliveira


 Categoria Fotografia

1° Lugar
Manifestação em Barra do Garças
Autora: Gracielle de Jesus Soares

2° Lugar
Solidão em preto e branco
Autora: Rosana Dias da Silva

3° Lugar
Alegria na vila
Autora: Carmem Amorim de Souza

Categoria  Texto Informativo

1° Lugar
Santa Rita do Araguaia está perto de ter sua primeira emissora de rádio
Autor: Ademilson Antônio Lopes de Almeida

2° Lugar
Jornalista recém – formado publica livro sobre a migração gaúcha em MT
Autor: Ronaldo Divino Borges

3° Lugar
            Retratos do comércio ambulante em Alto Araguaia
Autor: Cassiane Luisa Mews

Grupo faz acontecer 2.0 realiza evento na unemat





Os Troféus do Depcom
  Por Rosana Silva

Com troféus artesanais feitos com garrafas de vidro e jornais picotados que o envolvia com uma tinta de spray dourada, 21 trabalhos foram premiados durante a noite de sexta-feira (06/12/2013) durante a V edição do prêmio Depcom de jornalismo – Edição Lawrenberg Advíncula da Silva, que aconteceu no anfiteatro da Unemat, campus de Alto Araguaia.
           
 O prêmio é uma iniciativa de acadêmicos que participam da comissão organizadora, denominado Grupo Faz Acontecer 2.0, atuam desde a definição do regulamento, escolha do júri e organização do evento de anúncio dos vencedores.  “O prêmio é uma forma de prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, esse ano mantivemos o recorde da edição anterior com um total de 41 trabalhos inscritos”, declarou João José, um dos organizadores.

Prof:  Lawremberg 
A cada edição é escolhido um professor que leva o nome do prêmio e um tema que será a base dos trabalhos inscritos. Nesse ano de 2013, o homenageado foi o professor mestre Lawrenberg Advíncula da Silva e teve como tema “toda história merece ser contada”. Para o professor Lawrenberg “o tema escolhido se adequa a minha trajetória dentro da universidade, incentivando os alunos a serem protagonistas da sua história”.
           
Os alunos puderam concorrer em sete categorias (Texto Informativo, Texto Opinativo, Fotografia, Telejornalismo, Cinema e audiovisual, Radiojornalismo, Jornalismo digital) e os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados. Podiam participar apenas acadêmicos do curso de comunicação Social com habilitação em jornalismo e do curso de jornalismo, de forma que a premiação abrangia todo território nacional.
          
Oficina de vídeo
Durante o evento também houve a exibição dos vídeos produzidos durante a Oficina de vídeo de um minuto, apresentação do ministério de dança da paróquia Santa Rita dos Impossíveis e o prêmio surpresa para o acadêmico destaque Réulliner S. Rodrigues por sempre está apoiando os eventos da universidade e por sua disposição extraclasse. “Não esperava o prêmio. Estava em casa descansando quando recebi a notícia. Agradeço a todos que direta e indiretamente fizeram parte dessa conquista”, comenta Réulliner.
     
 O próximo passo será a entrega dos pareceres dos jurados e certificado de premiação, de forma que esses poderão ser usados para melhorar os trabalhos para participação em eventos como o Expocom (evento nacional para estudantes de Comunicação Social no Brasil) e como referência para o currículo, já que o evento é protocolado e autorizado pela Unemat.