quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fátima fala sobre as dificuldades encontradas no mercado de trabalho

Por: Rosana Silva
foto: Brenda Carvalho
Nesta segunda-feira (23/04) na Unemat de Alto Araguaia, ouve uma palestra ministrada pela jornalista Fátima Lacerda assessora do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro e fala sobre as dificuldades encontradas no mercado de trabalho. 

Com base em sua experiência como jornalista, Fátima declara que a profissão traz  riscos à vida, e que para segui-la a pessoa tem que gostar do que faz. No inicio da  sua carreira,  não foi facil porque  nos anos 70 os jornalista sofria muintas senssuras e ela atua do lado esquerda. Para Fatima ser jornalista não importa a ária que atua, tem que gostar do que faz e ter paixão pela a profissão, trabalhar com seriedade e acima de tudo ser ético.

Fátima fala  que o papel principal do jornalista é trazer a verdade dos fatos sem omitir a notícia e que  espírito de fazer a matéria esta dentro do jornalista mas tem que estar de forma correto  manipolar e o lead tem que estar completo, poque se faltar o “que” ou “quando” isso muda matéria.


 Para Fatima a importancia de investigar e fundamental temos que buscar a informação real não pegar a materia pronta e colar. O jornalista tem que  atualizar com as novas mídias e desempenhar várias funções na profissão. A jornalista diz, “tudo é possivel quando agente busca conquistar”  temos que dedicar prinsipalmente nas aulas teóricas e o jornalista tem que ter o poder da sintase, perguntar tirar as duvidas ter opinião e principalmente dominar a tecnologia.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Correio Araguaiense surge no mercado uma linha editorial independente do meio político

 Por: Rosana Silva
Nesta quarta-feira (18-04) no anfiteatro da Unemat de Alto Araguaia no lançamento do jornal impresso “Correio Araguaiese.” O evento pode contar com a fala das jornalistas Camila Moreira e Queila Carmo responsáveis por esse novo produto e do jornalista Ivon Ribeiro responsável por  jornal digital “notícia agora”e dos professores mestres  Antonio Sardinha e Marli Barbosa.

A jornalista Queila fala sobre o novo jornal impresso de Alto Araguaia Correio Araguaiense e fez breve demonstração de como será apresentado esse jornal na mídia. A primeira edição tem como data de tiragem o dia 20 de abril e contará com a impressão de 3.000 exemplares que será distribuído gratuitamente.

 Entre o desafios dessa nova mídia impressa, encontra-se a necessidade de conquistar leitores fieis que garanta a sustentabilidade do jornal. Outras experiências em relação a esse tipo de veiculo já foram tentadas em Alto Araguaia mas não conseguiram-se manter no mercado e tiveram que fechar as portas ou se transferir para outras mídias.

 Esse novo projeto tende mudar a compreensão dos araguaiense sobre o jornalismo impresso já que a proposta de busca se isentar de parcerias em pro de partidos políticos. Tal medida se torna arriscada pois os apoios e patrocínios à mídia araguaiense são em geral ligado de forma direta ou indireta ao meio políticos e isso pode afetar a viabilidade do projeto.
  
O grande desafio do “Correio Araguaiense” será a conquista de leitores pagantes para manutenção do jornal e dessa forma conseguir manter a ideia de imparcialidade política em seu editorial e com isso conseguir fazer um jornalismo independente e com credibilidade junto a população local.