quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prefeito de Torixoréo busca melhoría para o município


 Por: Rosana Sliva

O prefeito Maximo Antonio Barriga(PSB) e a vice-prefeita Silva do município de Toroxoréo, desde janeiro de (2009) vem trabalhando em busca de recursos e melhoria para população da cidade. Apesar de alegarem está sofrendo perseguições por parte de seus adversários políticos, Barriga poderá ser candidato a reileição.

O atual prefeito Maximo, antes de lançar a sua candidatura, já  promete para  população  que será construída 40 casas em Torixoréo do programa minha casa minha vida, do governo federal. Barriga que já fez várias viagens em busca de recurso para o município que se  encontra em dificuldades financeiras.

Torixoréo tem pouca arrecadação devido a falta de produção e de indústrias que possa contribuir com a renda da cidade. Para ele, essa tem que ser uma luta  da prefeitura junto da câmara, em busca de parcerias com iniciativa privada e fazendeiros para que o município possa se desenvolver.

"Vários municípios enfrentam as mesma dificuldades, mas quando todos se unem em prol da comunidade é possivel melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas quando políticos de baixo nivel começão fazer perciguições fica dificil de governar". Afirma Barriga.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Carme Amorim é eleita ao colegiado do curso de Comunicação Social


Por Rosana Silva

Nesta quinta-feira (19) foi realizada a eleição para o Colegiado do Curso de Comunicação Social na (Unemat ) Campos de Alto Araguaia. Sob a responsabilidade da mesa estavam os professores Dr. Danilo Persh e Me. Marli Barboza, além do discente João José Alencar.

  Foram eleitos para a representação docente os professores Iuri Barbosa, Lawrenberg Advíncula da Silva, Gibran Luís Lachowski, Antônio Sardinha e Vladimir Lacerda Santafé. Para a vaga de representação discente foi eleita a acadêmica Carmem Amorim de Souza. Para as vagas de representação de Profissionais Técnicos do Ensino Superior (PETS) foram eleitas as candidatas Iolanda Castro Souza Borges e Jussara de Moura.
Foto: Najila Santos

Carmen Amorim agora se encarrega de ser a porta vôz dos acadêmicos e resolver as questões de  interesse dos alunos e professores da universidade e nos fala qual é a função da representante do curso de jornalismo. "como por exemplo: a tranferência ou não do curso de jornalismo para Rondonópolis cabe ao colegiado do curso essa decisão".

Foto: Najila Santos
 O cordenado  do departamento curso de Jornalista professor Dr. Romyr Conde
 fala da imporância e quais são as atribuições conferidas ao colegiado de curso. " colegiado é um orgão deliberativo ele delibera sobre a normatizações do curso de  comunicação social"

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fátima fala sobre as dificuldades encontradas no mercado de trabalho

Por: Rosana Silva
foto: Brenda Carvalho
Nesta segunda-feira (23/04) na Unemat de Alto Araguaia, ouve uma palestra ministrada pela jornalista Fátima Lacerda assessora do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro e fala sobre as dificuldades encontradas no mercado de trabalho. 

Com base em sua experiência como jornalista, Fátima declara que a profissão traz  riscos à vida, e que para segui-la a pessoa tem que gostar do que faz. No inicio da  sua carreira,  não foi facil porque  nos anos 70 os jornalista sofria muintas senssuras e ela atua do lado esquerda. Para Fatima ser jornalista não importa a ária que atua, tem que gostar do que faz e ter paixão pela a profissão, trabalhar com seriedade e acima de tudo ser ético.

Fátima fala  que o papel principal do jornalista é trazer a verdade dos fatos sem omitir a notícia e que  espírito de fazer a matéria esta dentro do jornalista mas tem que estar de forma correto  manipolar e o lead tem que estar completo, poque se faltar o “que” ou “quando” isso muda matéria.


 Para Fatima a importancia de investigar e fundamental temos que buscar a informação real não pegar a materia pronta e colar. O jornalista tem que  atualizar com as novas mídias e desempenhar várias funções na profissão. A jornalista diz, “tudo é possivel quando agente busca conquistar”  temos que dedicar prinsipalmente nas aulas teóricas e o jornalista tem que ter o poder da sintase, perguntar tirar as duvidas ter opinião e principalmente dominar a tecnologia.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Correio Araguaiense surge no mercado uma linha editorial independente do meio político

 Por: Rosana Silva
Nesta quarta-feira (18-04) no anfiteatro da Unemat de Alto Araguaia no lançamento do jornal impresso “Correio Araguaiese.” O evento pode contar com a fala das jornalistas Camila Moreira e Queila Carmo responsáveis por esse novo produto e do jornalista Ivon Ribeiro responsável por  jornal digital “notícia agora”e dos professores mestres  Antonio Sardinha e Marli Barbosa.

A jornalista Queila fala sobre o novo jornal impresso de Alto Araguaia Correio Araguaiense e fez breve demonstração de como será apresentado esse jornal na mídia. A primeira edição tem como data de tiragem o dia 20 de abril e contará com a impressão de 3.000 exemplares que será distribuído gratuitamente.

 Entre o desafios dessa nova mídia impressa, encontra-se a necessidade de conquistar leitores fieis que garanta a sustentabilidade do jornal. Outras experiências em relação a esse tipo de veiculo já foram tentadas em Alto Araguaia mas não conseguiram-se manter no mercado e tiveram que fechar as portas ou se transferir para outras mídias.

 Esse novo projeto tende mudar a compreensão dos araguaiense sobre o jornalismo impresso já que a proposta de busca se isentar de parcerias em pro de partidos políticos. Tal medida se torna arriscada pois os apoios e patrocínios à mídia araguaiense são em geral ligado de forma direta ou indireta ao meio políticos e isso pode afetar a viabilidade do projeto.
  
O grande desafio do “Correio Araguaiense” será a conquista de leitores pagantes para manutenção do jornal e dessa forma conseguir manter a ideia de imparcialidade política em seu editorial e com isso conseguir fazer um jornalismo independente e com credibilidade junto a população local.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Ex – vereador é assassinado a golpes de machado

Por: Rosana Silva 
 Na noite desta terça feira (20) Osvaldo Cruz Martins Ferreira, 69, e sua enteada Sylvana Martins Vieira, 49,  foram brutalmente assassinado na Fazenda Santa Marta, 12 km de Santa Rita do Araguaia GO. O crime ocorreu por volta das 19h15min.
  
 O assassinato aconteceu na propriedade da família, Sylvana era Psicóloga e foi morta com golpes de marreta, enquanto o senhor Osvaldo foi atingido com golpes de machado quando levava o jantar para um de seu assassino.

De acordo com a polícia, os suspeitos teriam furtado R$ 4 mil reais da carteira de Osvaldo e de sua enteada e roubaram um veículo das vítimas. Até o momento, a polícia ainda não capturou nenhum dos supostos criminosos, que estão foragidos

 A esposa  de Osvaldo, Erondina Borges Vieira presenciou a morte do marido mas não sofreu nenhum tipo de agressão e os criminosos deixam- a amarrada. Em seguida fogem com, o automóvel da vitima.               
   

quinta-feira, 15 de março de 2012

Dona Ana relembra seu passado

 Por Rosana Silva

Ana Maria da Silva, 96 anos, viúva, teve nove filhos e seis já são falecidos.Naceu na fazenda São Gabriel do municipio de araguainha - MT, onde passou a sua infância. Quando criança gostava de brincar a noite com sua primas com a claridade da lua. As suas brincadeiras favoritas era pega- pega,  boca de lobo, entre outras.
Com desessete anos casou- se com antônio tomás que era seu primo. Casamento arranjado pelo seu sogro. Logo depois veio morar na  fazenda Baús onde passou sua juventude e teve seus filhos. Era da fazenda que tirava todos seus alimentos.  Ana disse que “era uma vida dificil com trabalhos pesado trabalhava na roça,colhia arroz carregava madeira no carro de boi, andava á cavalo para lidar com as boidas, tirava leite”. 


Dona Ana uma mulher de luta ajudava o seu esposo nos serviços pesado e tinha o seus deveres de casa, cozinhava fazia queijo e ainda sobrava tempo para fiar e tecer rendas. Apesar  da vida dura ela esta sempre alegre “eu gostava de tudo que  fazia, e não achava dificil. O meu marido sempre foi bom pra mim”. Relembra Dona Ana.
Ana fala de seu casamento


 Apesar de sua idade dona Ana tem a memoria lúcida  e nos relembra a sua chegada em Alto Araguaia.  Ela veio morar na cidade que para seus filhos pudessem estudar,  sua casa era sempre cheia de gente, além dos filhos tinham os sobrinhos e todos estudavam na Escola Ginasio Padre Carlet,  e sempre vinha gente das cidades vizinha como Riberãozinho, Ponte Branca e Araguainha, “as vezes nem tinha lugar para todos dormir. Ponhavam os forros dos cavalo no chão e ali dormia“. Finaliza Ana.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Acadêmicos do curso jornalismo apresentam trabalhos


Por : Rosana Silva

Nesta quarta feira (14/03) no eventoCiclo de Estudo e Práticas em Comunicação e Mídia (CPCOM) da Unemat de Alto Araguaia  contou com participação dos acadêmicos do curso de jornalismo, dentre esses, alguns apresentaramm trabalhos produzidos no decorrer do curso. Houve cinco apresentações, entre essas a “Revista Se Liga”.

Aline, João José, e Wanderleia Pereira , apresentaram a Revista que foi produzida quando eles estavam  no 6º semestre com o auxilio e orientação dos professores Thiago Cury Luiz e Cássia Regina Tomanin. A revista desenvolveu todo o seu conteúdo a partir de um único tema,  drogas.

Sobre a revista

A revista é um projeto de extensão, publicada semestralmente. Trabalha com um único tema, sendo esses escolhidos de acordo com discussões desenvolvidas na escola. A próxima edição será sobre meio ambiente e está sendo desenvolvida como atividade de Estágio Supervisionado no 7º semestre.

João José fala sobre sua experiência na revista

De : Rosana Silva